Bacalhau marinado com gaspacho
A textura que conseguimos obter com o bacalhau é muito uniforme, com consistência e intensidade de sabor muito interessante e característico. Para se conseguir um excelente contraste, escolhemos o gaspacho por ser um prato doce e fresco, o que irá realçar a intensidade salina e mineral do bacalhau, os dois juntos formarão um prato ideal para ser servido como aperitivo ou prato principal em qualquer época do ano.
Deverá marinar o bacalhau 24 horas antes de poder utilizá-lo.
Ingredientes para marinar o bacalhau:
- 200g açúcar;
- 40 g de sal;
- 400g de bacalhau em ponto de sal;
- Colheres de endro.
Para o Gaspacho:
- 1,3 kg de tomate;
- 125 g de pão duro;
- ½ dente de alho;
- 120 g pimento vermelho limpo;
- 50 g de pimento verde limpo;
- 90 g azeite extra virgem;
- Sal 2 colheres de chá;
- (Açúcar, se gostar).
MODO DE PREPARAÇÃO:
Para marinar o bacalhau, deixamos descongelar o bacalhau e depois secamo-lo muito bem com um pano e retiramos a pele, colocamos o peixe num recipiente e cobrimos, por cima e por baixo, com a mistura de açúcar, sal e endro. Tapamos o recipiente com pelicula aderente e colocamos no frigorífico a marinar durante 24 horas.
Para o gaspacho/salmorejo, colocam-se na Bimby (ou pode-se utilizar a varinha mágica) todos os legumes, previamente lavados e picados, o tomate, o pimento verde, o pimento vermelho, com o azeite o alho e sal. Programamos para a trituração 10 minutos, velocidade 7-8. Após 2 a 3 minutos, vamos adicionando os pedacinhos de pão para conseguir a textura desejada.
Se utilizarmos a varinha magica, seguimos os mesmos passos só que em menor quantidade para facilitar a trituração.
Depois de obtermos um ponto cremoso rectificamos com um pouco mais de sal se necessário, se o resultado for demasiado ácido adicionamos uma colher de sopa de açúcar e passamos mais um pouco com a varinha mágica para que este se dissolva. O resultado será um creme o mais suave e cremoso possível.
Conselho para empratar: Retiramos o bacalhau da marinada e lavamo-lo com água fria, depois secamo-lo e cortamos em pequenas tiras de meio centímetro.
Sirva o gaspacho num prato fundo/tigela, adiciona umas gotas de azeite virgem extra, cebolinho picado (poderá também juntar anis aromático, estragão, coentro, dependendo do gosto de cada um).