Bacalhau em ponto de sal com “tabule” tunisino
Uma receita fresca e alegre, onde a guarnição nos dá o toque fresco e herbáceo do prato para acompanhar o bacalhau, (é uma salada que pode ser servida fria) com um elevado valor nutricional que nos oferece um toque muito alegre com vegetais e hortelã.
Tempo de preparação: 30 minutos.
Ingrediente:
- Filetes de bacalhau em ponto de sal (sem espinas);
- 50 gr de couscous;
- 50 gr de verduras picadas (abrobinha, feijão verde, pimento, espargos, etc);
- 2 ramos de hortelã;
- ¼ colher de café de cominhos;
- Azeite virgem extra;
- 60 gr de água;
- Sal q.b.;
- 1 molho de coentros.
Modo de preparação:
Para o couscous preparamo-los tal e qual como nos indicam as instruções do fabricante.
Coloca-se a água a ferver, numa quantidade de mais 20% do que a quantidade de couscous, junta-se a sêmola e retira-se do lume. Deixa-se repousar aproximadamente 5 minutos e junta-se 2 colheradas, bem cheias, de azeite extra virgem e mistura-se muito bem.
Separadamente lavam-se todas as verduras de que dispomos e cortamo-las em pequenos pedaços (3x3mm) e salteiam-se numa frigideira, em lume forte, com um pouco de azeite extra virgem e uma pitada de sal. Depois de preparadas (2 a 3 minutos) retiram-se do lume e envolvem-se com os couscous.
Picar a hortelã muito finamente e juntar aos couscous com as verduras, juntar posteriormente a pitada de cominhos e misturar tudo muito bem.
Colocamos os filetes de bacalhau numa frigideira com pouco azeite virgem extra e deixamos selar aproximadamente durante 2 minutos de cada lado.
Azeite de coentros: colocamos o molho de coentros em água a ferver durante apenas alguns segundos, de seguida passamo-los por um recipiente com água e gelo, no final colocamo-los num copo misturador e trituramos com azeite extra virgem. Reservamos.
Consejo:
Utilizando um molde redondo, colocamos os couscous acompanhados com o Bacalhau.
Por cima pode colocar um ramo de hortelã para que este decore e perfume o nosso prato.
Colocamos um pouco de azeite de coentros em volta do prato.